14/05/2013

The Beginning

“Decisão tomada e agora por onde é que eu começo, meninas?!” Um ano e alguns meses depois, acho que já estamos quase que licenciadas neste departamento 
Transitioning

 O ponto de partida, independentemente de terem feito o Big Chop (remoção do couro cabeludo sujeito a químicos)  ou terem preferido cortar as pontas danificadas, é terem noção de que o vosso couro cabeludo precisa de nutrição, nutrição, nutrição, hidratação, hidratação e hidratação! 


                                    Credits: My Damn Blog

 Ponto nrº2: identificar o tipo de textura do vosso cabelo (nós andamos pelo tipo 3, uma mais para o 3B e outra para o 3C com um mix de 4A – muitos meses de estudo) e procurarem os melhores produtos disponíveis no mercado para o vosso tipo de textura (leiam o primeiro post – aqui - ). Infelizmente ou felizmente, existe mais procura do que oferta. O primeiro post, ocorreu num bad curly day, mas a opinião mantém se; os produtos disponíveis no mercado são escassos mas durante o vosso processo de transição, o Curly Essence irá dar-vos dicas mágicas de como o podem tratar e quais os melhores produtos.

 Ponto nrº3: Escolham sempre ou na maior parte das vezes, produtos orgânicos. Dêem prioridade aos mesmos, caso queiram um crescimento saudável.


 Ponto nrº4: Evitar produtos que contenham óleo mineral, petróleo, bem como silicone. Estes ingredientes causam danos no couro cabeludo e de certeza que vocês não vão querer usá-los, caso queiram que um crescimento saudável. 

 Ponto nrº5: Água não faz mal! Curly hair, afro, carapinha, pixaim, é um cabelo tendencionalmente seco e que precisa de hidratação e nada melhor como ÁGUA para o tratar da saúde. Escolham sempre produtos em que na composição o primeiro ingrediente que aparece seja – água -  o primeiro ingrediente que aparece na lista de composição do produto é sempre o ingrediente em abundância!

 Ponto nrº6: Alguma vez pensaram que uma simples massagem estimulante no vosso couro cabeludo, pode fazer milagres?! Escolham um óleo da vossa preferência (óleo de côco, jojoba, ricíonio, etc) e vejam a magia a acontecer.



 Ponto nrº7: Usem sempre um pente de dentes largos ou os vossos dedos para pentearem o vosso cabelo. Mas só o façam com o cabelo molhado ou húmido.



 Ponto nrº8: Este ponto vai depender da textura de cada um. Quanto mais seco, quanto mais forte for o vosso tipo de textura, estamos a falar de um tipo 4B-4C, menos lavagens necessitará.



 Ponto nrº9: “protective styles” sempre! O que isto? É uma forma de proteger o cabelo das agressões diárias. Entende-se por protective styles: Tranças, twist out, buns, etc.

 Ponto nº10: Muita PACIÊNCIA!

 Enjoy your journey

2 comentários:

  1. olá meninas, sou a Marta vivo em Lisboa, estou cá a 7 meses, e desde Luanda que prefiro estar apenas com o meu cabelo, sou do tipo 4c, mas eu gostaria de puder fazer caracóis definindo o meu cabelo, e apesar de paradoxal, acho que se eu fizer relaxamento de 2 em dois meses, sinto-me bem.
    digam -me se há algum nome especifico, para quem quer deixar crescer o cabelo, mesmo usando químicos, mas seguindo toda a rotina de tratamento de cabelo.
    Espero ter sido Clara.
    Muito obrigada pelo tempo dispensado, e ficarei super atenta as dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,

      Bem-vinda a Lisboa!!
      Não existe um nome em especifico para quem quer deixar o cabelo crescer de uma maneira "saudável" e continuando a usar químicos. Existem sim, formas para que possas tratar melhor o teu cabelo e essas formas não divergem das pessoas que resolveram entrar no ciclo "back to our roots"! A rotina usada para elas também pode e deve ser usada por ti.

      Fica atenta aos próximos posts! Eles de certeza que te vão ajudar :)

      Obrigada,
      @CurlyEssence

      Eliminar